21:16
21 de jun. de 2014
Unknown
Olá galera, tudo bem?

Este será a minha primeira postagem, irei falar um pouco sobre o universo tão vasto de pokémon. E para começar irei falar de um dos meus pokémons favoritos, o bulbassauro, como muitos sabem este pokemon é um tipo planta.

Uma questão um tanto curiosa seria, Pokémons do tipo planta podem realizar fotossíntese assim como as plantas fazem?

A fotossíntese é o processo pelo qual as plantas sintetizam compostos orgânicos (açucares) a partir da presença de luz, água e gás carbônico.
Esse processo de obtenção de energia é denominado de autotrófico, onde o ser produz o seu próprio alimento. Já os humanos e os demais pokémons são heterotróficos, ou seja, não produzem seu próprio alimento, e precisam consumi-los pronto.

Características do pokémon

Em inglês, o seu nome vem das palavras "bulb" (Bulbo) e da "saur" (Que vem do Latim sauros, ou seja, lagarto). O motivo que deu origem ao seu nome foi o bulbo que carrega em suas costas e o fato de parecer um lagarto.
Bulbassauro e sua família evolucionária foi baseada nos dicinodontes, répteis herbívoros pré-históricos que viveram no período Triássico que eram parentes próximos dos antepassados dos mamíferos, por isso esse pokémon possui orelhas de mamífero sendo um réptil, e isso explica o -saur em seus nomes.

Dois tipos de dicinodontes

Ele pode esticar duas vinhas de seu bulbo, que são eficientes para levantar grandes pesos. Este mesmo bulbo estende-se por toda a sua retaguarda, que absorve energia solar, permitindo o uso de tal energia quando há muita armazenada (para ataques). O bulbo também pode lançar sementes, que podem ser usadas contra o oponente sugando sua energia vital, e inchar quando está exposto ao sol, razão pela qual o bulbassauro tira sonecas enquanto está tomando banhos de sol.

Parte planta

No pokémon o bulbo serve para lançar ataques, nas plantas servem para armazenar nutrientes, usados em períodos de escassez.

Essa estrutura fica geralmente abaixo da terra, dando origem a folhas modificadas ou flores.




Portanto, o bulbo não seria o responsável pela fotossíntese caso ele (bulbassauro) a realizasse. Outra possibilidade, seria a de sua pele conter clorofila, que é uma substância que está presente nas folhas das plantas, e que é responsável pelo processo de fotossíntese, e que caracteriza a cor verde das folhas. Isso poderia explicar o fato da pele do bulbassauro ter uma cor verde.
Versão shiny (a esquerda) e normal (a direita)
As manchas mais escuras em seu corpo poderiam ser regiões onde a concentração de clorofila é maior, tornando mais eficiente a absorção de luz.

Pokemons da vida real

Descoberto animal que faz fotossíntese! Uma equipa de cientistas norte-americanos da Universidade da Flórida do Sul, descobriu o primeiro animal que consegue realizar a fotossíntese, algo que até agora era exclusivo das plantas. A Elysia chlorotica é uma lesma do mar de cor verde, que habita a costa leste dos Estados Unidos e Canadá.

De onde vêm a clorofila?

A clorofila presente no corpo da Elysia Chlorotica não é produzida pelas células do animal, e nem estavam com ele no momento de seu nascimento. As lesmas mais jovens possuem coloração acinzentada ou avermelhadas e não possuem qualquer clorofila em suas células. Então de onde vêm estas clorofilas? A resposta é surpreendente: a lesma rouba as clorofilas da alga Vaucheria litorea. Quando se alimentam dessa alga, as lesmas mantêm as clorofilas intactas e as armazenam no interior das células de suas glândulas digestivas.

É isso ai galera, espero que tenham gostado, dúvidas e sugestões deixem nos comentários, e até a próxima.



0 comentários: